O prefeito Fabiano Horta liderou uma reunião nesta sexta-feira (12/05) com gestores de diversas secretarias da cidade para discutir a integração de ações e protocolos de utilização do Centro de Operações Maricá (COMAR), localizado no Centro Administrativo de Itaipuaçu. Equipado com oito telas, o Comar permite o monitoramento de áreas-chave da cidade, com 260 câmeras estrategicamente instaladas em pontos de interesse.

Este centro operacional funcionará 24 horas por dia, integrando-se com as secretarias de Proteção e Defesa Civil, Assistência Social, Trânsito e Engenharia Viária, Transportes, Ordem Pública, Gestão de Gabinete Institucional, Saúde, Educação, além da Casa da Mulher e das autarquias Serviços de Obras de Maricá (Somar) e Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar).

Durante a reunião, foram apresentados dados sobre mobilidade urbana, prevenção de afogamentos em praias e lagoas, monitoramento do nível dos rios e outras análises, resultando em diversas sugestões. Entre elas, destacam-se a revisão dos itinerários dos ônibus Tarifa Zero (Vermelhinhos), a criação de novas baias de ônibus e a restrição de carga e descarga de caminhões em horários de pico para melhorar a fluidez do trânsito.

“Esta reunião foi uma oportunidade para discutir questões concretas com todas as secretarias. O COMAR desempenha um papel importante na observação e resposta rápida aos eventos do cotidiano de Maricá. Estabelecemos novos protocolos e lógicas que permitirão soluções ágeis”, afirmou o prefeito Fabiano Horta.

O diretor-executivo do COMAR, Vitor Silveira, ressaltou a importância do encontro para a resolução das demandas diárias. “A reunião teve como objetivo ajustar os protocolos em construção. O prefeito tem desenvolvido ações para o planejamento macro do município, mantendo o foco no dia a dia. Com essa abordagem, poderemos atender imediatamente os incidentes na cidade”, disse Silveira.

O encontro foi realizado no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, e contou com a presença do secretário de Governo, João Maurício de Freitas, do secretário de Trânsito e Engenharia Viária, Marcinho da Construção, do presidente da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), Guthyerre Alves, do secretário de Ordem Pública e Gabinete de Gestão Institucional (Seop), Julio Cesar Veras, do presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad, da presidente da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), Rita Rocha, entre outros secretários e gestores.