Durante o primeiro ano de operação, o Centro de Operações Maricá (COMAR) registrou 2.448 solicitações diversas, abrangendo questões relacionadas ao trânsito, mobilidade, captura de animais, deslocamentos de ambulâncias e ações de meio ambiente. Das solicitações recebidas, 1.950 foram prontamente resolvidas em 50 bairros do município. As regiões mais populosas, como Itaipuaçu, na localidade do Jardim Atlântico (393), Centro (303) e Inoã (111), apresentaram as principais demandas.

Criado pela Prefeitura em 8 de março de 2023, o COMAR opera 24 horas por dia, sete dias por semana, no segundo andar do Centro Administrativo de Itaipuaçu (Rua Van Lerbergue, 249). O espaço é equipado com 12 grandes televisores (chamados de videowall), que transmitem imagens captadas pelas 566 câmeras de monitoramento espalhadas em pontos estratégicos da cidade.O COMAR integra órgãos municipais, como as secretarias de Proteção e Defesa Civil, Trânsito e Engenharia Viária, Transportes, Ordem Pública e Gestão de Gabinete Integrado, além das autarquias Serviços de Obras de Maricá (Somar), Empresa Pública de Transporte (EPT) e Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar). A integração com instituições estaduais, como o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Corpo de Bombeiros e as polícias Militar e Rodoviária, e as concessionárias de serviços público Águas do Rio e Enel, permite agilizar o deslocamento das equipes para o atendimento das emergências.O levantamento realizado pelo COMAR identificou os horários e dias de pico das solicitações, resultando em uma atenção reforçada das equipes. As maiores demandas ocorreram aos domingos às 10h e às 16h, segundas às 12h, terças às 9h e 11h, quartas às 12h, quintas às 11h, sextas às 12h e sábados às 10h.”Essa integração é fundamental para manter a cidade sob controle, com os órgãos sendo acionados imediatamente. Um aviso para quem desrespeita as normas na cidade. Muitas multas do DER e da Polícia Rodoviária Estadual são aplicadas diretamente da sala de monitoramento, pois é possível identificar as placas dos veículos”, destaca Victor Silveira, secretário do COMAR.As chamadas de emergência também são recebidas pelos 20 totens instalados na cidade, chamados de Olhar Digital, equipados com câmeras e alto-falantes, que permitem solicitar serviços de emergência em saúde (ambulâncias). Um sinal de telefone é direcionado para o COMAR e encaminhado para o setor responsável. Além disso, o COMAR utiliza redes sociais, como Twitter, Instagram e Facebook, para comunicação em tempo real com a população.

Além das funções operacionais, o COMAR apoia as secretarias e autarquias municipais no planejamento de obras e eventos da cidade. Grupos de trabalho são formados com representantes dos setores envolvidos para eventos como o aniversário da cidade, a festa da padroeira e grandes obras, como o elevado do Flamengo, para garantir uma coordenação eficaz.”Reunimos todos os órgãos para que cada um saiba o que fazer em um prazo determinado. Isso tem nos ajudado a organizar melhor a cidade”, explica Victor.O COMAR também está atento ao transporte público e a problemas que possam causar interferências viárias, como congestionamentos, obstruções de vias, problemas nas rodovias que cortam a cidade, buracos e incêndios. As demandas relacionadas à Segurança Pública são encaminhadas ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP).