Foto: Elsson Campos.

A Prefeitura de Maricá, por meio do Centro de Operações Maricá (COMAR), lançou uma nova ferramenta destinada a garantir a segurança dos aproximadamente 28 mil estudantes da rede municipal de ensino. Trata-se de um aplicativo para celular que funciona como um botão de emergência conectado diretamente ao Comar, permitindo que os diretores das 65 unidades educacionais acionem o órgão em apenas cinco segundos.

Com a recepção da solicitação, o Comar pode acionar imediatamente a Guarda Municipal, Polícia Militar, SAMU, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, proporcionando uma resposta mais rápida e eficiente.

“O aplicativo de emergência permite que os diretores acionem o Comar em situações de necessidade, facilitando o suporte às escolas de forma ágil. Ao pressionar o botão, a escola pode entrar em contato direto com os órgãos operacionais, tanto de segurança pública quanto de emergência, de forma móvel através do celular”, explicou Victor Silveira, secretário do Comar.

Essa medida preventiva foi desenvolvida a partir do conceito dos tótens do projeto Olhar Digital, distribuídos em 20 pontos estratégicos de Maricá, como praças e outras áreas públicas, todos equipados com botões de acionamento de emergência para auxílio da população.

“O aplicativo aumenta a sensação de segurança para a comunidade escolar, pois diante de qualquer situação de ameaça na escola, os funcionários podem usar esse instrumento importante que possibilita uma resposta imediata ao problema”, afirmou Márcio Jardim, secretário de Educação.

“Ele traz uma segurança porque é a certeza do pronto-atendimento, independente da situação. Todas as vezes que nós utilizamos, demorou menos de 15 minutos. Hoje, por exemplo, um aluno machucou o joelho, deslocou a patela e o SAMU chegou muito rápido. A gente entra em contato com o Comar e eles fazem a triagem para poder direcionar ao órgão específico. É muito rápido o atendimento. O que me deixa muito satisfeita é também o pós-atendimento, porque depois de um tempo, eles retornam para o telefone que fez o contato para saber se foi feito tudo certo no atendimento. Isso passa muita segurança para a gente”, destacou Karina Moraes, diretora geral do CEPT Professora Zilca Lopes da Fontoura.