O município de Maricá tem se destacado pela adoção de medidas proativas na redução de riscos relacionados a eventos climáticos, visando proteger a população e evitar ocorrências graves durante períodos de chuvas intensas. Essas iniciativas têm gerado resultados positivos, como evidenciado durante o recente episódio de chuvas no Estado do Rio de Janeiro, ocorrido entre sexta-feira (22/03) e domingo (24).

O sucesso dessas ações é fruto de um esforço conjunto que envolve diversas secretarias e autarquias municipais, dedicadas à execução de obras de drenagem, limpeza de rios e canais, fiscalização de construções irregulares, reassentamento de moradores em áreas de risco, instalação de sistemas de alarme e sirenes, além da criação do Centro de Operações de Maricá (Comar) para o monitoramento abrangente da cidade.

Em 2022, Maricá enfrentou sérias consequências das chuvas, com registros significativos de precipitação. No entanto, em pouco mais de um ano, a prefeitura implementou uma série de intervenções urbanas e ampliou ações preventivas em diversas frentes para mitigar futuros impactos.

O Comar, estabelecido em 2023, desempenha um papel crucial nesse contexto, com mais de 500 câmeras monitorando constantemente as vias da cidade, identificando possíveis pontos de alagamento e deslizamentos, permitindo uma resposta rápida das equipes de pronta-resposta para atuação nos locais afetados.